domingo, 27 de março de 2011

Praça Japonesa - Desperdício de dinheiro público ou ponto turístico?

Saudações Orientais leitores do Retratando Miracatu!

Muito vem se falado no Japão, infelizmente devido aos trágicos acontecimentos na terra do sol nascente, que vem sofrendo com as catastrofes naturais. Por esse motivo resolvi fazer essa postagem sobre a Pracinha Japonesa de Miracatu.


Inaugurada em 01 de maio de 2010, essa praça foi um trabalho em conjunto da Prefeitura Municipal e Governo do Estado, construida para as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Batizada com o nome de um Ilustre cidadão Miracatuense Eiji Nagata, que já foi vereador por duas vezes e presidente da Câmara. Hoje com 93 anos Eiji Nagata é considerado um dos maiores defensores da preservação da cultura japonesa no Vale do Ribeira e por isso já recebeu varias homenagens tanto no Japão quanto no Consulado Japones em São Paulo pelo seu trabalho.

No papel a intenção foi muito bonita, porém, na prática um desastre, primeiro pelo lugar que escolheram, não sei qual o motivo dessa escolha, mas o fato é que não ajuda por ser muito escondido. A falta de manutenção e o vandalismo reinam nessa praça, apesar de ficar quase em frente a um batalhão da policia militar, as lampadas foram quebradas ou furtadas. A sujeira também é um ponto negativo, no dia em que tirei essas fotos existiam muitas garrafas de bebida jogadas no gramado e bancos.

É claro que a culpa não é apenas da prefeitura, que não dá a devida manutenção, quem utiliza o espaço também tem que ter consciência que alí foi gasto nosso dinheiro, e cuidar, não sujar, não destruir e cobrar a prefeitura para que esse ponto traga benefícios para a cidade.

Apesar de estar num local não muito adequado, nem tudo está perdido, já que foi construido, devemos usá-lo, para isso o Departamento de Turismo e o de Cultura deveriam fazer um trabalho de capacitação de agentes turísticos, resgate cultural e revitalização de todo o ambiente da praça e ,principalmente, no entorno da mesma, criando atrativos que tragam o público a esse espaço e que crie uma consciência e uma intimidade com o lugar.

Minha intenção não é desmerecer o motivo da criação dessa praça, muito pelo contrário, quero evidenciar esse espaço e cultura, até por que não tenho nada contra os japoneses e é certo que muito do desenvolvimento do país se deve ao trabalho deles.

 Portanto, a resposta para a pergunta que coloquei no título dessa postagem só depende de um trabalho bem elaborado da Prefeitura e dos Departamentos responsáveis, para que dá próxima vez que eu for fotografar essa praça exista um outro retrato muito mais interessante para se divulgar a cidade de Miracatu.

Fiquem com as fotos, e dêem suas opiniões sobre a pergunta do título.
Até a Próxima.


Nenhum comentário: